sábado, 2 de janeiro de 2010

Cultura Surda

”Os surdos não se consideram deficientes, e sim uma minoria lingüística e cultural, que tem a necessidade, na verdade o direito, de estar juntos, de ir para a escola juntos, de aprender uma língua que lhes é acessível e de viver na companhia e comunidade de outros como eles”. (Sacks, 1998)

Na sala de aula, o problema foi citado por alguns entrevistados. Como educadores surdos, eles tem uma sensibilidade própria para educar seus alunos sobre como devem utilizar a visão na aula, isto é, como devem direcionar sua atenção visual. Muitas vezes, os ouvintes passam pelos corredores da escola e dão uma olhada na aula, apenas para dizer um “oi” ou ver o que está ocorrendo, o que desvia o foco da atenção de todos os alunos para quem chegou. Isso atrapalha o andamento da aula e irrita os educadores surdos, que tem que novamente trabalhar para conseguir a atenção visual dos alunos.

Esses trechos foi retirado em meu monografia de TCC da pedagogia, "Cultura Surda"